Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 23 de abril de 2011

Como é a Páscoa em outros países



A palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach.
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.
Como é comemorada a páscoa em outros países?
Achei algumas curiosidades que acontecem nos outros países para comemorar a Páscoa.
Nos Estados Unidos
As comemorações acontecem durante o dia, em lugares gramados e abertos onde as crianças fazem brincadeiras com ovos de páscoa coloridos que são escondidos pelos coelhos. Na Casa Branca acontece a caça aos ovos de páscoa. A tradição vêm do início da década de 1870, quando crianças brincavam, durante a Páscoa. Elas levavam seus ovos cozidos e os rolavam na grama para ver quem conseguia mandar o ovo mais longe. Em 1877, uma lei proibiu a atividade, mas o presidente Rutherford Hayes, em 1878, liberou o gramado sul da Casa Branca para a rolagem de ovos.
Bulgária
Os búlgaros colorem ovos cozidos na Quinta-Feira Santa, após a missa. Os pães pascais também são uma tradição muito forte: podem ser pequenos ou grandes, mas sempre decorados. O pão é chamado “kolache” ou “kozunak”. Um desses pães é especialmente decorado incrustando-se ovos vermelhos, levado à igreja na madrugada de sábado, para uma sequência de liturgias. Após esses eventos, os pães e ovos são abençoados e levados de volta para casa.
Os ovos são quebrados após a missa da meia-noite e durante os próximos dias. Um dos ovos é quebrado na parede da igreja. Outro ritual, da quebra de ovos, acontece após o almoço de Páscoa. Cada pessoa escolhe um ovo e, então, cada um a sua vez, bate seu ovo contra o dos outros.
México
Nesse país é popular a “bater em um boneco de Judas”, o apóstolo que traiu Jesus. Ao meio-dia do Domingo de Páscoa, bonecos representando Judas são socados, enforcados e queimados. Em algumas cidades, Judas também é representado por uma piñata, um jarro cheio de doces que as crianças devem tentar quebrar, espalhando doces para todos os presentes.
Inglaterra
A brincadeira tradicional é a guerra de tortas de lebre e o chute de garrafas.
Grécia
Acontecem procissões. São utilizados ovos vermelhos representando o sangue de Cristo. Estes ovos são quebrados quando as pessoas anunciam que Cristo ressuscitou.
Europa
Nesses países, os sinos das igrejas não tocam entre a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa. Diz à lenda que os sinos voam para Roma até a Páscoa e, no caminho de volta, deixam cair ovos, que as crianças devem encontrar. As crianças fazem ninhos de palha e os escondem na grama, esperando que o coelho da Páscoa os encha de ovos.
Incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.
Oriente Médio
A cerimônia do lava-pés é um dos pontos altos da comemoração. Na Quinta-Feira Santa, os padres convidam mendigos a entrar e lavam seus pés e lhes dão presentes, para lembrar o ato de Jesus Cristo.
Países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia
A decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses “ninhos”.
Páscoa em outros idiomas
Alemão – Ostern
Espanhol – Pascua
Francês – Pâques
Inglês – Easter
italiano – Pasqua
Polonês – Wielkanoc
Russo – Пасха (Paskha)
Feliz Páscoa

Nenhum comentário: