sábado, 23 de julho de 2011

QUER SER SANTO? PRATIQUE AS VIRTUDES CAPITAIS!

Nessas duas próximas semanas o BEM DA HORA vai falar sobre as VIRTUDES, que são as armas para lutarmos contra os PECADOS CAPITAIS, elas são decisões diárias, firmes de praticarmos o que é bom e assim nos tornarmos pessoas boas, verdadeiros cristãos.
* CASTIDADE: se opõe ao pecado da Luxúria.  É cultivar a pureza de pensamento, sentimentos e atitudes. Não ceder às tentações na área da sexualidade. Nosso corpo precisa glorificar a Deus.
* GENEROSIDADE: se opõe a avareza. É o desprendimento, dar sem esperar receber nada em troca. Pessoa que consegue se desprender dos bens materiais, desinteressada em possuir.
* TEMPERANÇA: opõe ao pecado da gula. É o auto-controle, pessoa que sabe dominar suas vontades, sabe comer com moderação. A temperança também se aplica ao falar ao agir, em tudo isso precisamos ser equilibrados. Quando conseguimos controlar a gula, conseguimos refrear os outros sentidos também.
*DILIGÊNCIA: se opõe ao pecado da preguiça. Essa virtude significa presteza, atitude, força, garra para fazer o bem.
* PACIENCIA OU MANSIDÃO: se opõe ao pecado da Ira. Também podemos usar o PERDÃO. A mansidão é a melhor forma de combater o mal e a violência. O mundo diz: “bateu, levou!” mas Jesus ensina: “Amai os vossos inimigos!”
    * CARIDADE OU BENEVOLÊNCIA: se opõe ao pecado da inveja. Cultivar a compaixão, a simpatia e amizade, desejando e fazendo ao outro todo bem possível.
    * HUMILDADE: se opõe ao pecado da soberba o pior de todos os pecados, pois nele a pessoa se vê como centro e fonte de tudo, superior aos outros e até a Deus. Com a humildade a pessoa reconhece seu nada, “nada sou e nada posso sem Deus”, foi pela humildade de Cristo que se venceu a soberba do demônio. 

    Não há santidade sem HUMILDADE!
    Agora que você já conhece as Virtudes, pode identificar qual é a sua maior virtude e em que ponto você precisa melhorar. Deixe seu comentário contando-nos como está sua luta pela santidade. Essa luta sim, pode fazer o mundo melhor!

Nenhum comentário: