terça-feira, 27 de setembro de 2011

OS DESAFIOS DA JUVENTUDE HOJE

O grande desfio da juventude de hoje, prende-se com a influência.
A adolescência e juventude são caracterizadas por uma vulnerabilidade para a influência. Por outras palavras, os jovens são extremamente influenciáveis, pois ainda não definiram conclusivamente seus padrões de valor e conduta.
ImageÉ desta forma que muitos jovens têm enveredado por caminhos, estilos de vida, que aparentam liberdade e prazer, mas levam à frustração e destruição. Consumo de drogas e álcool, promiscuidade sexual, pornografia, são alguns exemplos.
Verificamos, assim, lamentavelmente, uma juventude perdida, confusa, frustrada… porque as referências que a influenciam são inapropriadas.
Neste contexto, a juventude cristã tem um desafio sem precedentes. É o desafio de influenciar, de ser luz e sal, de ser referência, de fazer discípulos.
Para que isto aconteça, a juventude cristã não pode ser influenciada pelos padrões do mundo (“Não vos conformeis com este mundo…” Rm 12:2; “Não ameis o mundo nem o que há no mundo…” 1Jo 2:15). Não pode ir com a “corrente”. Só há um tipo de peixe que vai com a “corrente”: chama-se “peixe podre”.
No entanto, também não pode afastar-se ou isolar-se do mundo que a rodeia. Poderá não ser influenciada, mas perderá a capacidade de influenciar. É necessário estar contextualizado, apercebido das mentalidades e das tendências. É necessário estar perto daqueles que estão perdidos: amá-los e abraçá-los.
Parece um contra-senso. Mas não é. Jesus é descrito como “… santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores…” Hb 7:26, mas foi também chamado “amigo de cobradores de impostos e pecadores” Mt 11:19, pois comia com eles; estava perto deles.Este é o desafio para a geração cristã.
Nada de mistura com o mundo, mas também nada de isolamento. Não ser camaleão, nem porco-espinho. Separados, mas em contacto. Uma diferença radical e uma identificação radical.
Não chega sermos diferentes. Precisamos tornar os outros diferentes! Para que isso seja uma realidade será imprescindível um relacionamento de intimidade com Deus; conhecimento e prática da Palavra; ser cheio com o Espírito Santo. O caminho é a oração…
Hugo Pinto

Do site Jovens com uma missão de Portugal

Nenhum comentário: