quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Música Liturgica

Amados irmãos, Paz e Bem!


Mais um ano que se inicia e com ele temos a oportunidade de nos corrigir  para não cometer-mos os mesmos erros outra vez. Já há algum tempo venho acompanhando o como anda a música nas igrejas, notoriamente temos visto uma grande evolução na qualidade vocal, nos aparelhos e instrumentos. As bandas Católicas nada ficam a dever para as bandas que tocam comercialmente (No que se diz respeito a qualidade), e nossos cantores cada vez mais abençoados com suas belas vozes. Mas muito me entristece que muitas vezes vejo deixado de lado o essêncial, aquilo que realmente importa, muito mais que bons instrumentos e uma linda voz: A essências de Deus. O que podemos muitas vezes presenciar em encontros, retiros e, principalmente na missa são verdadeiros "SHOWS". Isso mesmo "SHOWS". Músicas que são escolhidas, não por seu teor, mas pela possibilidade de se apresentar longos solos de guitarra ou arranjos majestosos de teclado, som extremamente alto, equipes que não se preparam para a liturgia e de onde somente ouvimos barulho sem unção . Precisamos ser mais comprometidos, somos muito acomodados no que se diz respeito a musicalidade. Poucos músicos buscam crescimento profissional, ou seja, estudam música. Procuram melhorar suas técnicas em seu instrumento. Isso é importante, mas não podemos colocar-nos a frente de Deus!
Uma situação que muito me incomoda é a música na Missa. Vi vários absurdos e poderia dizer até heresias do tipo tocar uma música evangélica no momento de comunhão. Que fique claro que eu não tenho nada contra ninguém, mas pense comigo: Tocar uma música evangélica no momento de comunhão, é o mesmo que tocar o hino nacional americano nas comemorações da proclamação da república aqui no Brasil. Ele tem o seu valor, mas está no lugar e momento errado.
Precisamos nos atentar que a música faz parte da liturgia, e para nós católicos, a missa é o ápice da manifestação de nossa fé. E lá que o pão e o vinho se transformam no corpo e sangue de Jesus, e como posso tocar uma música que foi escrita por alguém que nem acredita nisso? Assim como na liturgia, cada música tem seu momento e seu porque, que não está lá á toa. Todas as recomendações de como se deve proceder estão nos documentos da igreja e é por isso que eu venho lhes convidar a nos aprofundar-mos no conhecimento de nossa igreja, sua didática e suas regras e documentos.

Espero não ser mal compreendido, mas precisamos resgatar nossas tradições, o maligno está ai a confundir muitos servos que acabam distorcendo as regras e criando as suas próprias.
Deus nosso Pai esteja conosco, nos dê sabedoria, discernimento e muita humildade para que não nos esqueçamos que somos os instrumentos nas mãos do músico maior que é Deus. Ele toca, nós transmitimos.

Para começar gostaria de recomendar este link:
http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/formacao/formacao-igreja/documentos-da-cnbb/2584-doc-07-cnbb-pastoral-da-musica-liturgica-no-brasil.html

E visite também a página destinada aos músicos

Marcel Luís

Nenhum comentário: