domingo, 8 de janeiro de 2012

Os jovens e a Paz que o Papa proclama!

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)
Há 45 anos, desde o saudoso Papa Paulo VI, os Papas publicam uma mensagem pelo dia mundial de oração pela paz. Neste ano de 2012 a mensagem é dirigida especialmente aos jovens. O Papa Bento XVI deseja que os jovens sejam educados para a paz. Deseja, ainda, que este tempo inaugurado a partir de 01/01/2012, dia Mundial da Paz, fique marcado pela justiça e pela paz.
Bento XVI cita o salmo 130 em que o salmista diz que o homem de fé aguarda pelo Senhor “mais do que a sentinela pela aurora”. Aguarda por Ele com firme esperança porque sabe que trará luz, misericórdia e salvação. O Papa exorta os fiéis que, apesar das dificuldades encontradas no ano que termina, é preciso olhar o ano de 2012 com confiança.
A expectativa, a esperança é especialmente viva nos jovens e é por isto que o Papa se volta para eles, lembrando a contribuição que podem oferecer à sociedade.
Sua Santidade se dirige também aos pais, às famílias e a todas as pessoas que atuam no âmbito educativo. Como Vigário de Cristo o Papa pede aos educadores que eduquem para a justiça, lembrando Mateus 5,6: “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.”
O Papa lembra também que “a paz não é só ausência de guerra e nem se limita a assegurar o equilíbrio das forças adversas”.
A paz depende da justiça e da fraternidade. É uma obra a ser construída. É preciso levantar os olhos para Deus porque Ele é o nosso auxílio.
Em seguida, o Papa se dirige aos jovens. Exorta-os a que não se desanimem. Pede que eles vivam intensamente essa fase da vida que é rica e cheia de entusiasmo.
A Igreja confia nos jovens, encoraja-os e oferece a eles a possibilidade de levantar os olhos para Deus, de encontrar Jesus Cristo, Ele que é a justiça e a paz.
O Papa termina dizendo que a sua mensagem se faz apelo para que unamos as nossas forças espirituais, morais e materiais a fim de educar os jovens para a justiça e a paz.

Nenhum comentário: