terça-feira, 17 de abril de 2012

Dom Gabriel Paulino Bueno Couto: Bispo e Santo

Filho de Porcino Camargo Couto e Gabriela Bueno. Ingressou no Seminário dos Padres Carmelitas, em Itu, onde, em 1927 recebeu o hábito carmelita e realizou seu noviciado. Sua profissão religiosa foi realizada em 30 de dezembro de 1928. Cursou Teologia no Colégio Internacional Santo Alberto, em Roma, freqüentando a Pontifícia Universidade Gregoriana. Emitiu seus votos perpétuos em 1931. Foi ordenado presbítero no dia 9 de julho de 1933, em Roma, onde permaneceu por 17 anos.
No dia 16 de outubro de 1946 foi eleito bispo, aos 36 anos. Sua ordenação episcopal deu-se a 15 de dezembro de 1946, em Roma, pelas mãos dos cardeais Raffaele Carlo Rossi, OCD, Luigi Traglia e de Dom Giuseppe D'Avack.
Foi bispo auxiliar de Jaboticabal, São Paulo, de 1946 a 1954; Curitiba, Paraná, de 1954 a 1955; bispo auxiliar de Taubaté, São Paulo, de 1955 a 1965; bispo auxiliar de São Paulo de 1965 a 1966.
Dom Gabriel esteve presente em todas as sessões do Concílio Vaticano II (1962-1965).
No dia 21 de novembro de 1966 foi nomeado pelo papa Paulo VI para ser o primeiro bispo diocesano de Jundiaí, São Paulo. Permaneceu nesta função até sua morte em 1982.
Foi administrador apostólico da Diocese de Bragança Paulista, de 1968 a 1971, período compreendido entre a enfermidade de Dom José Maurício da Rocha e a posse de Dom José Lafayette Ferreira Álvares.
Em 1972, foi um dos signatários do documento Testemunho de Paz: declaração conjunta do episcopado paulista (Brodowski, São Paulo, 8 de junho de 1972). Esta declaração foi a primeira manifestação do episcopado brasileiro sobre as prisões e torturas cometidas pelo governo militar no Brasil, era então presidente do Regional Sul-1 da CNBB Dom Paulo Evaristo Arns.
A Diocese de Jundiaí e a Ordem Carmelita, à qual pertencia, estão trabalhando pela sua beatificação.Seu processo encontra-se em Roma.

Preparando o início do processo de sua beatificação, os escritos de Dom Gabriel Paulino foram examinados por dois renomados teólogos brasileiros. Em seus Pareceres declaram não só a ortodoxia dos escritos e pregação do venerando Bispo mas, também, a originalidade de seu pensamento cristológico e eclesiológico. Constituído o Tribunal Eclesiástico Diocesano, para o processo de sua beatificação, foi enviado à Congregação da Causa dos Santos em outubro do ano 2000, aguardando a palavra definitiva da Sé Apostólica Romana. Seus restos mortais repousam na acolhedora Cripta da Igreja Catedral de Nossa Senhora do Desterro.

Rezemos juntos: pelos pobres, pela recuperação dos doentes e em especial, por nossa querida amiga Amanda.  E, querendo Deus, este será o primeiro milagre do "Santo" Dom Gabriel Paulino 
ORAÇÃO

Para alcançar a beatificação de Dom Gabriel


Ó Deus,
que enriquecestes o coração do vosso servo, 
o bispo Dom Gabriel, com os dons do Espírito Santo 
e o fizestes pastor incansável e modelo perfeito das virtudes cristãs 
e conselhos evangélicos, dignai-vos manifestar os méritos 
do vosso servidor  elevando-o à glória dos altares para edificação da vossa Igreja 
e alegria do vosso povo, concedendo-me por sua intercessão a graça... (peça-se).
Por Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

                                                Pai Nosso, Ave-Maria, Glória.

Nenhum comentário: