sábado, 19 de outubro de 2013

Juventude em Missão

Outubro, para a Igreja Católica, é o mês das Missões. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude, o tema que está sendo aprofundado é “Juventude e Missão”. 
O Senhor Deus se dirigiu a Jeremias com a afirmação de que ele havia sido escolhido para ser profeta, “antes mesmo de sair do ventre de sua mãe”. Assustado, Jeremias confessou o seu sentimento de incapacidade: “Ah! Senhor Deus, não sei falar, sou uma criança”. Ao que o Senhor lhe respondeu: “Não me digas: ‘sou uma criança’, pois a todos quantos eu te enviar, irás” (Jer 1,5-7). É este o lema do mês: “a quem eu enviar, irás”.
Assim como Jeremias, muitas das pessoas hoje convidadas se reconhecem incapazes e sentem medo da missão que lhes aguarda. Nestas horas, é importante recolher-se ao silêncio da oração, onde o Senhor nos conforta com a afirmação: “estou contigo para te defender! Não tenhas medo!” (Jr 1,8).
“A missão é algo que move qualquer cristão a sair de si. Talvez nem tenhamos a possibilidade de sair para outro país ou outros estados, mas precisamos apoiar os que partem para semear a Boa Nova do Reino em outras paragens. Podemos ser missionários em nossa comunidade, no bairro onde moramos, na escola onde estudamos, na empresa onde trabalhamos. O importante é estarmos conscientes da nossa escolha e da confiança que o Senhor deposita em nós. Na mensagem para o Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco nos recorda que “a solidez da nossa fé, a nível pessoal e comunitário, mede-se também pela capacidade de a comunicarmos a outros, de a espalharmos, de a testemunharmos a quantos nos encontram e partilham conosco o caminho da vida”.
No final da Jornada Mundial da Juventude o Papa dizia aos jovens: “Ide, sem medo, para servir”. E perguntava: “Para onde Jesus nos manda? Não há fronteiras, não há limites: envia-nos para todas as pessoas... Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor”.
Neste final de semana, quando comemoramos o Dia Mundial das Missões, reflitamos sobre o chamado que Deus nos faz, buscando entender a missão que ele nos dá. Apoiemos as pessoas que partem para os campos de missão, participando generosamente da coleta que a Igreja realiza em benefício das obras missionárias. Em sintonia com o tema que estamos refletindo ao longo do mês, incentivemos os jovens a que possam assumir o mandato que receberam do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude.

Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: