sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Os Padres heróis do Titanic

A história dos três padres que estavam abordo do navio 

Com o centenário do naufrágio do Titanic começam a se recordar as histórias contadas pelos sobreviventes sobre aquela tragédia. Você sabia que e três padres estavam a bordo do navio que se colidiu fatalmente com um iceberg?

Pois é, estavam lá o Padre Juozas Montvila da Lituânia, que iria se imigrar para os Estados Unidos para ser missionário nas comunidades de lituanos imigrantes em Massachusetts, o Padre Joseph Peruschitz, beneditino alemão que viajava aos Estados Unidos para assumir o cargo de diretor da escola preparatória dos beneditinos em Collegeville, Minnesota e o inglês Padre Thomas Byles que viajava rumo a América do Norte para presidir o matrimônio de seu irmão, William. Relatos dizem que os padres escutavam confissões e celebravam Missas todos os dias a bordo do navio.

O MOMENTO DA TRAGÉDIA

 
No momento da catástrofe de acordo com o testemunho de sobreviventes, o Padre Juonzas que hoje é considerado um herói na Lituânia, recusou-se a escapar para ajudar outros passageiros a chegar até os botes salva-vidas. Outro sobrevivente disse que viu à distância enquanto seu bote se afastava, nos últimos minutos da tragédia, o Padre Joseph e o Padre Thomas conduzindo a oração do Rosário junto às vítimas que tinham ficado a bordo em quanto as ondas chegavam para cobrir o navio. Às 2:20 da madrugada de 15 de abril, hora em que afundou completamente o navio, o Padre Thomas rezou o Ato de Contrição junto aos fiéis que permaneciam de joelhos junto a ele, e lhes deu a absolvição geral.

A SANTA OBEDIÊNCIA

 
Um outro fato que chama a atenção, é que havia um seminarista que também embarcou a bordo do Titanic, Francis Browne, mas ao contrário dos outros, ele conseguiu se livrar da tragédia. Apesar de um casal de milionários que o conheceu no navio e se ofereceu a pagar a viagem até Nova Iorque, seu superior ordenou por telegrama que ele abandonasse a navio no último porto europeu que o Titanic ancorou antes de seguir viajem aos Estados Unidos. O telegrama guardado em sua carteira até o último de seus dias dizia “Saia já desse navio".

O então jovem Seminarista Francis era aficionado por fotografia e retratou o estilo de vida dos passageiros e a tripulação do transatlântico enquanto esteve a bordo. A obediência salvou a vida do futuro padre que se tornou capelão das forças irlandesas durante a I Guerra Mundial, recompensado com várias condecorações, entre elas a Cruz Militar. Percorreu pastoralmente toda a Irlanda e Austrália, fotografando tudo ao seu redor. No momento de sua morte, em 1960, suas imagens chegavam a mais de 40 mil, que já estavam esquecidas, e que logo depois foram disponibilizadas pelo seu companheiro de missão, o Pe. Edward O’ Donnell que diz que as imagens equivale em termos de fotografia, ao descobrimento dos manuscritos do mar morto.


A MISSÃO


Cada um de nós nascemos com uma missão, os três sacerdotes colocaram a sua missão acima de si próprios, não só ajudaram a salvar vidas mas também almas. Que com este exemplo de amor, nós possamos também servir ao nosso chamado da melhor maneira. Bendito seja para sempre os Padres Juonzas, Joseph e Thomas.

Matéria muito legal que encontrei no site Sacramusic

Nenhum comentário: