sábado, 18 de janeiro de 2014

O novo Cardeal do Brasil

O Papa Francisco nomeou no dia 12 de janeiro, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, Cardeal da Igreja Católica. Decisão esperada que muito honra a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, ao Regional Leste 1, a Igreja Católica no Brasil e a todo o Povo de Deus.
  
Desde cedo Dom Orani se destacou por ser um pastor orante fiel a sua tradição cisterciense, de diálogo, incentivador de pastorais e profundamente sensível e próximo ao povo simples encorajando sempre a fé e a abertura a todas as pessoas. Na Arquidiocese de Belém, articulou de uma forma profissional a comunicação, a formação do clero e do laicado e o encantamento do Círio de Nazaré como a principal festa religiosa do país.

Não foi surpresa sua indicação para o Rio de Janeiro, superou com facilidade o desafio e o teste da sua origem paulista, revelando com simpatia uma "alma carioca" compreendendo a importância da cultura carnavalesca e a necessidade de um planejamento pastoral urbano capaz de recuperar espaços, tornar presente e visível a Igreja, não como alfândega controladora, mas como Casa de Comunhão, solidária com as dores e esperanças do povo fluminense.

Agora como Cardeal ele, dará uma força e criatividade extraordinárias ao projeto do Papa Francisco de tornar a nossa Igreja mais próxima, aberta e missionária, anunciadora de um Cristo Misericordioso e Amável.

Quero como irmão no episcopado expressar minha alegria, contentamento e orgulho, pois, não só me sinto profundamente identificado com o estilo pastoral de Dom Orani, com a sua mensagem sempre atual e contextualizada , mas porque o admiro como um Pastor que faz a diferença e revela com autenticidade o rosto de Cristo Salvador em todas as suas atitudes e gestos.

Que esta nomeação possa fortalecer também a corresponsabilidade da Igreja Latino Americana e Brasileira na condução e missão da Igreja Universal, ampliando os espaços de evangelização, de comunicação e inculturação da fé, servindo com amor e gratuidade a humanidade, construindo a civilização da ternura, da paz e da vida plena para todas as criaturas. Deus seja louvado!

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: