Mostrando postagens com marcador juventude. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador juventude. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

16 de fevereiro: lançamento da Campanha da Fraternidade 2013 em BH

A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política e o Secretariado Arquidiocesano de Juventude (SAJ), prepara o lançamento da 50ª edição da Campanha da Fraternidade 2013,  que tem como tema "Fraternidade e Juventude" e lema "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8). Centenas de jovens são esperados no dia 16 de fevereiro, às 8h, na Praça da Pampulha (próxima à Igreja São Francisco), um dos mais belos cartões postais da capital mineira.
Entre as atividades programadas, está uma exposição sobre a Semana Missionária, a Jornada Mundial da Juventude e a Campanha Contra o Extermínio de Jovens, além de apresentações musicais, caminhada e corrida da juventude, sorteio de brindes, rua de lazer e ações do projeto Saúde e Atitude.
Com a Campanha da Fraternidade 2013, a Igreja busca promover caminhos para que todos reconheçam o protagonismo juvenil no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fará o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013, no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de cinzas.

sábado, 10 de novembro de 2012

Jovens paulistanos celebram o Dia Nacional da Juventude pedindo paz

Neste domingo, 11 de novembro, na Praça da Sé, marco zero de São Paulo, a juventude católica da cidade promove sua comemoração do Dia Nacional da Juventude.

A atividade, que tem como tema “Juventude e Qualidade de Vida” e o lema “Que vida vale a pena ser vivida?” é celebrada no último domingo de outubro, mas devido ao segundo turno das eleições municipais foi adiada na capital paulista.

Promovido localmente pelo Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, o evento terá início às 12h30 e contará com shows de bandas católicas, representando as diversas expressões de juventude que atuam na Igreja, e às 16h haverá missa presidida pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer

Haverá também dois atos contra a onda de violência que assola a cidade de São Paulo nas últimas semanas. A Pastoral da Juventude - responsável pelo projeto nacional A Juventude Quer Viver, que vai contra a proposta de redução da maioridade penal, e também organizadora da Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens - está preparando fitas pretas que serão entregues aos presentes como sinal de protesto.

Durante a semana, Dom Odilo enviou às paróquias orações pela paz, convocando toda a Arquidiocese para uma mobilização em favor da paz na cidade de São Paulo.

O DNJ de São Paulo está programado para terminar às 18h30.

Dia Nacional da Juventude
Realizada desde 1985, quando a ONU declarou aquele ano como Ano Internacional da Juventude, a celebração do DNJ é realizada pela Igreja Católica em todo o país, geralmente no último domingo de outubro.

As temáticas envolvem tradicionalmente temas sociais ligados à juventude, chamando os jovens para uma reflexão no contexto de Igreja e convidando-os a uma ação prática na sociedade. Para isso, é preparado um subsídio com encontros para grupos de jovens e textos que ilustram o tema a ser trabalhado.

Neste ano, além do tema Juventude e Qualidade de Vida, o DNJ em São Paulo é um grito contra a violência e uma preparação para a Campanha da Fraternidade 2013, que terá a juventude como tema, e para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em julho no Rio de Janeiro.

Fonte: Jovens Conectados

O protagonismo da juventude no Ano da Fé

Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

Estamos vivenciando com toda a Igreja a celebração do Ano da Fé convocado pelo Santo Padre Bento XVI, cuja vivência se estenderá até o mês de novembro de 2013. O objetivo da convocação de todo um ano de celebrações dedicado a esse tema tem por finalidade inserir a temática da Fé numa perspectiva de redescoberta do valor que ela possui, para assim contextualizar a importância da comemoração dos dois grandes acontecimentos celebrados pela Igreja nos últimos anos: o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965) e o 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica.
O Concílio Vaticano II, como sabemos, foi uma sábia e necessária contextualização da Igreja em sua missão de “anunciar a Boa-Nova a todas as nações” (cf. Mc 16,15). Tratou-se de um aggiornamento, no dizer do Beato João XXIII, que promoveu na Igreja uma atualização de seu papel na sociedade, renovando sua pastoral no intuito de realizar melhor sua missão profética no mundo. O Catecismo da Igreja Católica, por sua vez, seguindo os passos do Concílio no tocante à explicitação clara e objetiva do conteúdo do Depósito da Fé, procurou também expor a perene Doutrina Católica, atualizando a linguagem por meio da qual ela é exposta e enfatizando sua essência, bem como iluminando e transmitindo o conteúdo da Fé Cristã frente às questões da atualidade. Deste modo, tanto o Concílio Vaticano II quanto o Catecismo da Igreja Católica tiveram um primordial objetivo: sublinhar a essência da Fé Cristã para melhor testemunhá-la na sociedade contemporânea. O anúncio da salvação em Cristo constitui a essência da Igreja e é por meio dele que ela realiza sua missão de santificar a humanidade.

Leia mais AQUI

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dá pra ser um jovem santo hoje?

Conheça a história de Chiara Luce Badano, italiana, jovem, e que teve sua beatificação reconhecida pelo vaticano.


Os pais de Chiara, Maria Teresa e Ruggero Badano, casaram-se com 26 anos, mas tiveram que esperar 11 até que tivessem um filho. "Mas percebemos logo que não era filha apenas nossa, era, antes de tudo, filha de Deus, e como tal a devíamos educar, respeitando a sua liberdade", conta Maria Teresa.

Foi com nove anos e meio que Chiara conheceu o Gen e, ao mesmo tempo, que Deus é amor. "Foi um momento fundamental para a vida de Chiara", testemunha Ruggero.

O início da caminhada mais íntima de Chiara rumo ao seu Esposo Jesus, como gostava de chamá-Lo, começou em 1989, quando estava prestes a completar 18 anos. Ela enfrentou o diagnóstico de um osteosarcoma, tipo de câncer nos ossos, após sofrer uma forte dor nas costas durante uma partida de tênis.

A propósito, ela era uma "esportiva por excelência" e gostava de patinação, montanhas e mar, como lembra sua mãe. "Era uma menina cheia de vida: gostava de rir, cantar e dançar. Era uma jovem maravilhosa", complementa.

"Chiara, não tenha medo de dizer-lhe o seu sim, momento por momento. Ele lhe dará a força, esteja certa disso! Eu também rezo  e estou sempre aí com você. Deus lhe ama imensamente e quer penetrar no íntimo da sua alma e fazer com que você experimente gotas de céu. 'Chiara Luce' ('Clara Luz') é o nome que escolhi para você. Você gosta? É a luz do Ideal que vence o mundo. Eu o mando a você junto com todo o meu afeto...", escreve a fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, em uma das cartas da intensa correspondência que as duas trocaram durante o período da doença

Servizio Informazione Focolari
Chiara Luce é a primeira membro do Movimento dos Focolares a ser beatificada
E os 25 minutos? A mãe da jovem beata conta essa história, que aconteceu logo depois da primeira sessão de quimioterapia a que Luce teve que se submeter:

"Naquele dia, eu não podia acompanhá-la, porque estava com flebite e o médico tinha me proibido qualquer movimento. Depois de duas horas intermináveis, Ruggero e Chiara voltaram. Ela vinha na frente, caminhando lentamente, vestida com a sua jaqueta verde. Tinha o rosto sombrio e olhava para o chão. Perguntei como tinha sido e ela, sem me olhar, respondeu: 'Não diga nada agora', e se jogou na cama com os olhos fechados. Aquele silêncio era terrível, mas eu tinha que respeitá-lo. Eu olhava para ela e pela expressão de seu rosto via toda a luta que estava travando interiormente para dizer o seu ‘sim’ a Jesus. Passaram 25 minutos. De repente ela se girou na minha direção, com o sorriso de sempre, dizendo: 'Agora você pode falar'. Naquele momento eu me perguntei quantas vezes ela iria ter que repetir o seu sim, no sofrimento. Mas Chiara precisou, como eu já disse, de 25 minutos, e desde então nunca mais voltou atrás".

Chiara veio a falecer em 7 de outubro de 1990. Ela mesmo havia preparado tudo: as canções de seu funeral, as flores, o penteado, o vestido de noiva, para a sua 'festa de núpcias' com o Senhor.

"As suas últimas palavras – que não foram o seu último ato de amor, porque esse foi a doação das suas córneas a dois jovens – quando se despediu, foram: 'Tchau mamãe! Esteja feliz, porque eu estou feliz'", relata Maria Teresa.


O processo de Beatificação


A iniciativa do processo de beatificação deve-se ao bispo de Acqui, Dom Lívio Maritano, que conheceu Chiara Badano pessoalmente. Eis a motivação: “Pareceu-me que o seu testemunho foi significativo sobretudo para os jovens. Precisamos de santidade nos dias de hoje. Temos que ajudar os jovens a encontrar uma orientação, um objetivo, a ultrapassar a insegurança e a solidão, os seus enigmas perante os insucessos, o sofrimento, a morte, e todas as preocupações. O testemunho de fé e de fortaleza desta jovem é surpreendente. Impressiona, leva muitas pessoas a mudar de vida, temos testemunhos quase
todos os dias”.

O processo durou 11 anos. A fase diocesana, entre 11 de junho de 1999 e 21 de agosto de 2000, e no Vaticano, entre 23 de agosto de 2000 a 8 de Julho de 2008, quando a Serva de Deus, com o reconhecimento das “virtudes heroicas”, foi declarada Venerável.

Em 10 de Dezembro de 2009, foi proclamado o decreto pontifício sobre o milagre por intercessão de Chiara Badano: a cura imprevista e inexplicável de um rapaz de Trieste, com uma gravíssima forma de meningite fulminante. Os médicos haviam dado-lhe apenas 48 horas de vida.

Fonte: CançãoNova.com

sábado, 14 de abril de 2012

Dia do Jovem

13 de Abril

Ser jovem é ter muita energia e disposição para realizar sonhos, é acreditar que tudo é possível e é acima de tudo lutar por mundo melhor! Jovem é aquele cheio de expectativas, cheio de esperanças, que está na fase de se libertar para descobrir o mundo.
Assim, todo jovem deve ser incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive, pois como já diz uma máxima popular: “os jovens de hoje são o futuro de amanhã”. Os jovens precisam ter voz ativa para que possam traçar seu futuro e assegurar sua estabilidade emocional e profissional.
Jovens
A população jovem do mundo hoje equivale a mais de um terço da população do planeta. Por isso, é necessário dar-lhes mais atenção oferecendo novas oportunidades e muitas melhorias, principalmente na educação. Em contrapartida para garantir os seus direitos, o jovem não deve jamais se esquecer que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, à saúde, à segurança nas ruas, à diversão.
Para isso existem vários grupos jovens que trabalham com o protagonismo juvenil na busca de conquistar mais espaço para suas reivindicações a respeito das questões de um estado, país ou mundo melhor. Esses grupos têm desenvolvido muitas políticas afirmativas que atraem cada vez mais jovens que querem se movimentar e ajudar de alguma forma a melhorar o país.
Fonte: Protagonismo Juvenil

Cabe à sociedade preocupar-se com os problemas da juventude - a saber: uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo, tabagismo, violências, desemprego, baixo rendimento escolar - soluções para dirimilos ou eliminá-los.
Os jovens constituem aproximadamente um terço da população do planeta. É óbvio que eles serão o futuro de cada nação e a solução para os problemas do mundo. Hoje, eles estão atravessando uma fase entre a infância e a idade adulta, entre o mundo da educação e o mundo do trabalho. Amanhã, estarão ocupando as cadeiras do governo, a direção das corporações, o mercado de trabalho. Em vista disso, se faz necessária ao jovem uma formação moral e intelectual que o faça refletir sobre os verdadeiros problemas da vida em sociedade, sobre o exercício da cidadania e que, sobretudo o ajude a encontrar um sentido para a vida.
A educação tradicional tem como principal objetivo a formação integral do educando, mas não oferece disciplinas que preparem os jovens para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Para minimizar esses problemas, os jovens conscientes e a sociedade têm se engajado no movimento do "protagonismo juvenil", que se relaciona, basicamente, com a preparação do jovem para exercer a cidadania.
Jovens
Esse movimento pode ajudar a juventude em dois aspectos: no desenvolvimento pessoal, em que o jovem "aprende a ser", e na capacitação para o trabalho. "Aprendendo a ser", o jovem desenvolve o senso de identidade e a auto-estima. Passa a ter maior consciência de seu papel no mundo e mais confiança no futuro e em seu potencial.
A capacitação para o trabalho não envolve o conhecimento técnico e sim o desenvolvimento de habilidades no relacionamento com as pessoas. O jovem aprende a lidar melhor com suas potencialidades e limitações, ou seja, aprende a "autogestão", e a integrar-se com o trabalho dos outros, agindo conjuntamente na busca de objetivos comuns.
A juventude é uma fase de experimentação em que valores e convenções estão em jogo. Todo jovem tem o ideal da autonomia, ou seja, ser reconhecido como alguém cuja voz e opinião podem, definitivamente, ajudar a mudar o estado das coisas. Ao estimular essa autonomia intelectual e a participação nos principais problemas de sua comunidade, a sociedade estará formando pessoas capazes de agir e influenciar na vida política, social e cultural de um país, de um estado ou de uma região. Estará, enfim, formando cidadãos mais conscientes e preparados na busca de um futuro melhor para todos.

sábado, 10 de março de 2012

Aberto o concurso para escolha do cartaz da Campanha da Fraternidade de 2013



A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, juntamente com a Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade está lançando o Concurso Nacional para o Cartaz da Campanha da Fraternidade de 2013, que terá como tema “Fraternidade e Juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
Segundo o secretário executivo para a Campanha para a Fraternidade da CNBB, padre Luiz Carlos Dias, e a assessora da Comissão para a Comunicação, irmã Élide Maria Fogolari, a Campanha tem como objetivo refletir a realidade das juventudes no contexto atual “marcado pela tecnologia e a cultura midiática”, mas também por “desigualdades e situações de violência, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”.
No cartaz deverá conter, além da figura criada, os seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2013”; “Fraternidade e Juventude” e “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

 
O material deverá ser enviando para a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, na sede da CNBB, em Brasília (SE/SUL, Quadra 801, Conjunto B / CEP 70200-014), até o dia 10/05/2012. Um júri irá escolher o melhor cartaz que será distribuído para todo o país.

CNBB lança concurso para música do hino da CF 2013

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2013. A letra já foi escolhida a partir de concurso próprio e as composições para a música devem ser enviadas à CNBB até dia 25 de março de 2012.
A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf. Eclo, 38,8)
“Refletir sobre a realidade das juventudes no contexto da atual cultura midiática, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”, é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2013.
“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2013, contribuindo no trabalho de evangelização da juventude”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.


Fonte CNBB

domingo, 8 de janeiro de 2012

Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013

Consep2Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita no dia 15 de junho de 2011, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que esteve reunido  na sede da CNBB.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.

O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

Os jovens e a Paz que o Papa proclama!

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)
Há 45 anos, desde o saudoso Papa Paulo VI, os Papas publicam uma mensagem pelo dia mundial de oração pela paz. Neste ano de 2012 a mensagem é dirigida especialmente aos jovens. O Papa Bento XVI deseja que os jovens sejam educados para a paz. Deseja, ainda, que este tempo inaugurado a partir de 01/01/2012, dia Mundial da Paz, fique marcado pela justiça e pela paz.
Bento XVI cita o salmo 130 em que o salmista diz que o homem de fé aguarda pelo Senhor “mais do que a sentinela pela aurora”. Aguarda por Ele com firme esperança porque sabe que trará luz, misericórdia e salvação. O Papa exorta os fiéis que, apesar das dificuldades encontradas no ano que termina, é preciso olhar o ano de 2012 com confiança.
A expectativa, a esperança é especialmente viva nos jovens e é por isto que o Papa se volta para eles, lembrando a contribuição que podem oferecer à sociedade.
Sua Santidade se dirige também aos pais, às famílias e a todas as pessoas que atuam no âmbito educativo. Como Vigário de Cristo o Papa pede aos educadores que eduquem para a justiça, lembrando Mateus 5,6: “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.”
O Papa lembra também que “a paz não é só ausência de guerra e nem se limita a assegurar o equilíbrio das forças adversas”.
A paz depende da justiça e da fraternidade. É uma obra a ser construída. É preciso levantar os olhos para Deus porque Ele é o nosso auxílio.
Em seguida, o Papa se dirige aos jovens. Exorta-os a que não se desanimem. Pede que eles vivam intensamente essa fase da vida que é rica e cheia de entusiasmo.
A Igreja confia nos jovens, encoraja-os e oferece a eles a possibilidade de levantar os olhos para Deus, de encontrar Jesus Cristo, Ele que é a justiça e a paz.
O Papa termina dizendo que a sua mensagem se faz apelo para que unamos as nossas forças espirituais, morais e materiais a fim de educar os jovens para a justiça e a paz.

Encontro Nacional da Pastoral da Juventude começa neste domingo em Maringá

A cidade paranaense de Maringá recebe a partir de domingo, 8, mais de 600 jovens vindos de todas as regiões do Brasil para participar do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ). Até o dia 15 de janeiro estão programadas atividades como palestras e trabalhos em grupos para refletir, partilhar e celebrar a vida e a caminhada dos grupos de jovens. É a primeira vez que o encontro acontece em uma cidade da região sul do país.
“Somos Igreja Jovem” é o tema central desta edição. “Este 10º encontro marca uma etapa fundamental no processo de evangelização da juventude. Com a participação dos jovens que virão representando todas as dioceses do Brasil, nós queremos juntos retomar este caminho fazendo com que cada jovem seja protagonista, jovem evangelizando jovem”, destaca o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti.
O encontro também vai reunir vários bispos do Brasil e especialistas e autoridades que trabalham com o público juvenil. Já estão confirmadas as presenças da Secretária Nacional de Juventude (SNJ), Severine Carmem Macedo, do Secretário Executivo da SNJ, Rodrigo Amaral, representando o ministro-chefe da Secretária-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina.

Para saber mais CNBB.org

Santa Sé orienta como deverá ser o Ano da Fé

Nesta sábado, 6, a Congregação para a Doutrina da Fé publicou, com autorização do Papa Bento XVI, uma nota com indicações para o Ano da Fé que se iniciará no dia 11 de outubro 2012, e terminará aos 24 de novembro de 2013, na Solenidade de Rei do Universo.
A Nota lembra que o Ano da Fé foi instituído pelo Papa, por meio da Carta apostólica Porta fidei, publicada no dia 11 de outubro de 2011 e, portanto, a Congregação aconselha uma leitura e meditação atenta de tal documento.
“Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo”, salienta a Nota.

Saiba mais sobre o Ano da Fé em CançãoNova.com

domingo, 31 de julho de 2011

A beleza da amizade

No conturbado mundo de hoje a ausência da verdadeira amizade é uma das causas de inúmeros males. É este laço sagrado que une os corações. Quirógrafo das almas nobres, é a afeição que fundamenta o lídimo amor, sendo este a própria amizade em maior intensidade. Desde a mais remota antiguidade o homem se interrogou sobre a essência da amizade. Filosofou sobre este aspecto da interação humana.
Podemos dizer que a amizade é uma certa comunidade ou participação solidária de várias pessoas em atitudes, valores ou bens determinados. É uma disposição ativa e empenhadora da pessoa. O valor da amizade foi revelado pela Bíblia: “O amigo fiel não tem preço” (Sl 6,15), pois “ele ama em todo o tempo” (Pv 17,17). “O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, deparou um tesouro” (Ecl 6,14). “O amigo fiel é um bálsamo de vida e de imortalidade, e os que temem o Senhor acharão um tal amigo” (Ec 6,16).

Leia mais em CançãoNova.com