13 de Abril
Ser
jovem é ter muita energia e disposição
para realizar sonhos, é acreditar que tudo é possível
e é acima de tudo lutar por mundo melhor! Jovem é aquele cheio
de expectativas, cheio de esperanças, que está na fase de se
libertar para descobrir o mundo.
Assim, todo
jovem deve ser incentivado a participar da vida
política, social e cultural de um país, de um estado ou da região
ou cidade em que vive, pois como já diz uma máxima popular:
“os
jovens de hoje são o futuro de amanhã”.
Os
jovens precisam ter voz ativa para que possam traçar
seu futuro e assegurar sua estabilidade emocional e profissional.
A população
jovem do mundo hoje equivale a
mais de um terço da população do planeta. Por isso, é
necessário dar-lhes mais atenção oferecendo novas oportunidades
e muitas melhorias, principalmente na educação. Em contrapartida
para garantir os seus direitos, o
jovem não deve jamais
se esquecer que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar
o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho,
à saúde, à segurança nas ruas, à diversão.
Para isso existem vários grupos jovens que trabalham com o protagonismo
juvenil na busca de conquistar mais espaço para suas reivindicações
a respeito das questões de um estado, país ou mundo melhor.
Esses grupos têm desenvolvido muitas políticas afirmativas que
atraem cada vez mais jovens que querem se movimentar e ajudar de alguma forma
a melhorar o país.
Fonte: Protagonismo Juvenil
Cabe à sociedade preocupar-se com os problemas da juventude - a saber:
uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo,
tabagismo, violências, desemprego, baixo rendimento escolar - soluções
para dirimilos ou eliminá-los.
Os
jovens constituem aproximadamente um terço da
população do planeta. É óbvio que eles serão
o futuro de cada nação e a solução para os problemas
do mundo. Hoje, eles estão atravessando uma fase entre a infância
e a idade adulta, entre o mundo da educação e o mundo do trabalho.
Amanhã, estarão ocupando as cadeiras do governo, a direção
das corporações, o mercado de trabalho. Em vista disso, se faz
necessária ao jovem uma formação moral e intelectual
que o faça refletir sobre os verdadeiros problemas da vida em sociedade,
sobre o exercício da cidadania e que, sobretudo o ajude a encontrar
um sentido para a vida.
A educação tradicional tem como principal objetivo a formação
integral do educando, mas não oferece disciplinas que preparem os
jovens
para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Para minimizar
esses problemas, os
jovens conscientes e a sociedade têm
se engajado no movimento do "protagonismo juvenil", que se relaciona,
basicamente, com a preparação do jovem para exercer a cidadania.
Esse movimento pode ajudar a juventude em dois aspectos: no desenvolvimento
pessoal, em que o jovem "aprende a ser", e na capacitação
para o trabalho. "Aprendendo a ser", o jovem desenvolve o senso
de identidade e a auto-estima. Passa a ter maior consciência de seu
papel no mundo e mais confiança no futuro e em seu potencial.
A capacitação para o trabalho não envolve o conhecimento
técnico e sim o desenvolvimento de habilidades no relacionamento com
as pessoas. O jovem aprende a lidar melhor com suas potencialidades e limitações,
ou seja, aprende a "autogestão", e a integrar-se com o trabalho
dos outros, agindo conjuntamente na busca de objetivos comuns.
A
juventude é uma fase de experimentação
em que valores e convenções estão em jogo. Todo jovem
tem o ideal da autonomia, ou seja, ser reconhecido como alguém cuja
voz e opinião podem, definitivamente, ajudar a mudar o estado das coisas.
Ao estimular essa autonomia intelectual e a participação nos
principais problemas de sua comunidade, a sociedade estará formando
pessoas capazes de agir e influenciar na vida política, social e cultural
de um país, de um estado ou de uma região. Estará, enfim,
formando cidadãos mais conscientes e preparados na busca de um futuro
melhor para todos.